Reserva Biológica Duas Bocas beneficia cerca de 1.300 alunos com programas de Educação Ambiental
No ano de 2023, não faltaram atividades com as escolas na Reserva Biológica Duas Bocas (Rebio), localizada em Cariacica. Cerca de 1.300 alunos foram beneficiados com a Biblioteca Itinerante da Unidade de Conservação (UC). O projeto, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), incentiva a leitura e promove a educação ambiental, em especial com as escolas do entorno da UC.
Ao todo, 40 instituições educacionais visitaram a Reserva Biológica Duas Bocas durante o ano de 2023. Os alunos participaram de diversas atividades ambientais realizadas nas trilhas e ainda puderam conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade do local.
“As ações fazem parte do programa de Educação Ambiental, que tem o objetivo de propiciar aos visitantes conhecimentos sobre a UC e o território onde estão inseridos. Apesar da Rebio estar localizada próxima do município de Vitória, grande parte da população ainda não a conhece”, destacou o gestor da Reserva Biológica, Rafael Lorenzon Boni.
Além das atividades na própria Rebio, a Biblioteca Itinerante contemplou três escolas do entorno, envolvendo mais de 50 alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. O baú do projeto ficou cerca de três meses em cada escola e, durante esse período, foram realizadas diversas dinâmicas ambientais e lúdicas, além do acesso aos 320 livros que fazem parte do acervo de Duas Bocas.
A última unidade de ensino a se despedir da Biblioteca Itinerante neste ano foi a escola Cachoeirinha. A programação de encerramento, realizada na última semana, contou com uma roda de conversas e troca de experiências. Ao final, todos os alunos receberam um diário de leitura e adesivos para registrarem os livros lidos.
“O fomento da Educação Ambiental com alunos das escolas públicas localizadas no entorno da Rebio Duas Bocas, por meio da Biblioteca Itinerante, é fundamental para incentivar a conscientização ambiental desde cedo nas crianças e adolescentes, pois os livros disponibilizados promovem experiências de aprendizado”, disse a monitora ambiental da Reserva Biológica, Laisa Liphaus.
Além da Escola Cachoeirinha, o baú do projeto ficou nas escolas Municipais Unidocente de Ensino Fundamental (EMUEF) Aila Paiva Lube, localizada em Viana, e na escola do Campo e Estação de Ciências (ECECTI) Margarete Cruz Pereira, em Cariacica.
A Biblioteca Itinerante da Rebio conta com um acervo que aborda uma variedade de temas, como meio ambiente, sustentabilidade, fauna, flora e literatura infantil. Fantoches, diário de leitura, adesivos e figurinhas são os materiais lúdicos-didáticos que acompanham a biblioteca. Atualmente, na Rebio Duas Bocas, o projeto também recebe o apoio da Vale, por meio do Acordo de Cooperação Nº 003/2020, assinado entre o Iema e a empresa.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui