Réveillon: passarelas e guarda-corpos protegem restinga em Camburi

Réveillon: passarelas e guarda-corpos protegem restinga em Camburi
Estruturas Réveillon Camburi 2024

A restinga é um importante ecossistema costeiro que ajuda no equilíbrio ambiental e na proteção das praias. Por esse motivo, a área de vegetação localizada ao longo da praia de Camburi recebeu equipamentos, como passarelas e guarda-corpos, visando salvaguardar esse espaço em preservação na capital durante a festa de Réveillon.

Para acesso ao local dos shows, o público conta com acessos naturais (caminhos) existentes entre a vegetação e que levam à areia e à praia, sem prejudicar a restinga. Além disso, a Prefeitura de Vitória instalou quatro passarelas suspensas sobre a vegetação, que estão próximas ao palco, também para evitar a circulação de pessoas entre as espécies arbóreas.

“Os moradores e turistas podem ajudar a manter essa preservação, respeitando área delimitada por cordas e guarda-corpos, e não caminhando entre a restinga. Para chegar à área de show, procure a passarela ou os espaços já existentes para entrada na praia. Também não jogue lixo na vegetação”, enfatiza o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Recuperação

O secretário lembra que a restinga de Camburi tem recebido ações de recuperação, bem como a vegetação localizada em toda a área da Curva da Jurema. Por conta desse trabalho de recuperação, várias espécies de beija-flores e pássaros que antes estavam ausentes, mas são comuns dessa vegetação, voltaram a aparecer.

“O aparecimento e a identificação dessas espécies foi possível com a eliminação de plantas exóticas que prejudicavam o desenvolvimento desse bioma. A introdução da vegetação baixa e rasteira de até um metro de altura permitiu a restinga ser local de alimentação e descanso das aves”, apontou o secretário.

Em Camburi, o município promoveu a regeneração de 140 mil metros quadrados de restinga ao longo da praia, quando foram plantadas 15.572 mudas nativas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação.

Na Curva da Jurema estão em recuperação de 24 mil metros quadrados de área, que vai entre o Iate Clube e os quiosques localizados nessa região. Ao todo a capital tem cerca de 400 mil metros quadrados (40 hectares) de área de restinga.

Estruturas Réveillon Camburi 2024