Secretaria de Saúde da Serra oferece serviços específicos para o combate à hipertensão arterial

Secretaria de Saúde da Serra oferece serviços específicos para o combate à hipertensão arterial

Uma doença silenciosa, pois muitas vezes é assintomática, o que dificulta seu diagnóstico precoce. Além disso, se associada a outras, pode agravar o estado de saúde do indivíduo.

Para lembrar a população da importância do rastreamento da pressão arterial, esta sexta-feira (26) é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Diagnóstico e tratamento

Na Serra, o diagnóstico da hipertensão é realizado na unidade de saúde de referência do paciente, que passa a receber atendimento contínuo com medicamentos e insumos.

Na UBS é oferecido também o acompanhamento por equipes multidisciplinares (assistente social, nutricionistas, médicos, enfermeiras, farmacêutico e outros profissionais) por meio da educação e saúde visando ao autocuidado.

O município também dispõe do Grupo de Hiperdia,  em todas as unidades de saúde da Serra, para pessoas hipertensas e diabéticas com foco na assistência, prevenção e promoção à saúde.

Ainda entre os serviços ofertados pela Secretaria de Saúde da Serra, caso necessário, os pacientes são referenciados para o atendimento especializado no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), onde recebem atendimento do cardiologista e/ou outros especialistas.

Exercício Físico

A Secretaria de Saúde da Serra possui ainda o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef). Criado em 2001, atua com foco na prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão, diabetes e obesidade) por meio da massificação do exercício físico, sendo esse usado para fins de condicionamento físico, recreativo e/ou terapêutico.

O Proef oferta ginástica geral e ainda outras atividades (walking football, vôlei adaptado, corrida de rua, dança itinerante, balé infantil, etc) com a supervisão de um profissional de Educação Física, além da orientação com nutricionista.

São em torno de 4,5 mil alunos. São quase 50 pontos de atenção em toda a Serra, entre as Unidades de Saúde, e os 10 módulos externos, como Centros de Vivência do Idoso, o Parque da Cidade, em Laranjeiras, o Parque Caminho do Mar, em Bicanga,e a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe.

Fonte : Prefeitura da Serra