​Serviço “Família Acolhedora” recebe inscrições

​Serviço “Família Acolhedora” recebe inscrições

As inscrições para as pessoas interessadas em participar do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) estão abertas permanentemente, na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha.  O serviço é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem por medida de proteção.

O acolhimento é temporário e conta com o acompanhamento de uma equipe técnica especializada da Assistência Social, até o retorno da criança ou do adolescente ao convívio com a família de origem, família extensa ou com pessoas com as quais possuam vínculo afetivo.

As famílias interessadas em se inscrever deverão ligar nos telefones (27) 3149-7508 / via whatsapp (27) 99269-3277 ou enviar e-mail [email protected]. A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Vila Velha, que coordena o serviço, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Henrique Laranja, nº 397, centro.

“A inscrição e a capacitação de famílias interessadas são permanentes. Tendo interesse e estando disponível afetivamente para esta vivência, a família pode entrar em contato com o Serviço Acolhimento em Família Acolhedora para participar do processo de avaliação e capacitação” revelou Vilma Bianchi, assistente social do Família Acolhedora.

Os principais requisitos das pessoas interessadas em participar do serviço são: os responsáveis familiares serem maiores de 25 anos, sem restrição quanto ao sexo e estado civil; não constar no cadastro nacional de adoção; ter a concordância de todos os membros da família que moram no mesmo domicílio; residir em Vila Velha, entre outros critérios.

Capacitação

No início do mês, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora promoveu uma nova capacitação para as famílias participantes do processo de habilitação para se tornarem famílias acolhedoras.

De acordo com Vilma Bianchi, a capacitação tem como objetivo oferecer subsídio temático para as famílias cadastradas no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, com parte do processo de habilitação. No momento de troca coletiva, as famílias puderam debater acerca da provisoriedade do acolhimento, sobre o processo de apego e desapego, bem como sobre os benefícios do acolhimento familiar as crianças e adolescentes.

O Família Acolhedora é um serviço que organiza o acolhimento na residência de famílias do município até que seja possível a reintegração a família de origem, extensa ou colocação em família substituta. Importa ressaltar que trata-se de um acolhimento provisório, não havendo a possibilidade de adoção.