​Unidades de conservação de Vila Velha vão receber 50 mil mudas de árvores

​Unidades de conservação de Vila Velha vão receber 50 mil mudas de árvores

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Vila Velha iniciará o processo de licitação para o plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD). Durante o evento, que acontece às 15 horas, no Parque da Prainha, além da abertura da licitação, haverá o plantio de árvores e de mudas no local com apoio dos alunos da UMEF Coronel Joaquim Freitas.

O Plano prevê o plantio de 50 mil mudas de espécies nativas no município, abrangendo o Parque Natural Municipal de Jacarenema, Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira e Monumento Natural Morro do Penedo. A iniciativa visa enfrentar o aquecimento global, promover a captura de carbono e preservar a biodiversidade em aproximadamente 23,5 hectares.

“Nossas ações não se resumem apenas ao plantio de árvores, elas fazem parte de um esforço maior para implantar o plano de descarbonização no município, que visa combater o aquecimento global e preservar a biodiversidade em aproximadamente 23,5 hectares. Esta é uma ação fundamental para enfrentarmos as mudanças climáticas e garantir um ambiente mais saudável para todos”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel.

A secretária municipal de Educação, Tatiana de Castro Nogueira, defendeu a importância de ensinar os alunos, desde muito cedo, a ter atitudes em prol da preservação do meio ambiente. “Os eventos climáticos mostram cada vez mais a urgência de educar para a sustentabilidade. Por meio do exemplo, com informação e sensibilização, é fundamental promover o desenvolvimento sustentável junto às futuras gerações”, disse.

A programação inclui a recepção das crianças, do prefeito e de autoridades. Já o plantio de árvores está programado para iniciar às 16h30. As crianças irão plantar várias espécies de árvores e mudas, como: ipê-rosa, sibipiruna, ipê-roxo, ipê-branco e ipê-amarelo no Parque da Prainha.