Vila Velha atualizará informações do Mapa do Turismo 2024
As cidades fora do Mapa não conseguem ser contempladas com políticas públicas estaduais e federais voltadas ao setor e a renovação do município no Mapa é anual. Dentre os critérios previstos pelo Ministério do Turismo (MTur) estão a exigência de um órgão municipal de turismo, a existência de um Conselho Municipal de Turismo e orçamento destinado ao fomento do setor.
A gerente de Turismo da Semcult, Amália Queiroz, é a interlocutora da Prefeitura de Vila Velha junto à Setur para atualização do Mapa do Turismo 2024.
Além da gerente, estiveram presentes ao encontro as técnicas da Semcult Carla Costa e Priscilla Ferrareis. Para orientar os municípios no processo de atualização, a Setur realizará cinco oficinas regionais entre os dias 20 e 29 de fevereiro. As servidoras participaram da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo referente à Região Metropolitana e Imigrante.
A novidade esse ano é a necessidade de apresentação do Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e do Plano de Ação anual (ou bianual) da instância de Governança Regional de Turismo, além da ampliação de três para cinco empreendimentos regulares inscritos no Cadastur.
Para estar no Mapa, o município precisa comprovar o cumprimento dos critérios e inserir as informações no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, que passarão por análise de técnicos da Setur e do MTur.
Para a subsecretária de Turismo, Carla Rezende, a participação canela-verde é fundamental para o fomento do setor no município. “Nossa participação no Mapa é essencial para a definição de políticas públicas para o turismo em Vila Velha, bem como a realização de ações promocionais e captação de verbas”, ressaltou.
Mapa do Turismo
O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta a atuação do MTur no desenvolvimento de políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.
Seu processo de atualização é contínuo e os gestores em âmbitos municipal, regional e estadual podem realizar o cadastramento do seu município, a qualquer momento, desde que observem os critérios estabelecidos.
Os municípios foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regionais, a partir de critérios construídos em conjunto com MTur, além dos órgãos estaduais ligados ao setor.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui