Vila Velha recebe festival internacional de violão na próxima semana

Vila Velha recebe festival internacional de violão na próxima semana

Na próxima semana, Vila Velha recebe um festival internacional de violão. A partir de segunda (27), às 18h, no auditório da Pracinha da Cultura, em Ilha das Flores, com as apresentações de Moacyr Teixeira Neto (Brasil/ES) e o americano Isaac Lausell.

A apresentação marca um pré-concerto do IV Festival Internacional de Violão do Espírito Santo (FIVES), que acontece do dia 28 a 31 de março, em Vitória e Vila Velha.

De terça (28) a quinta (30), o evento acontece na capital em horários matutinos e noturnos, no Palácio Anchieta e no Centro Cultura SESC Glória. Na sexta (30), às 20h, no Centro de Capacitação Titanic, localizado na praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, acontece o encerramento do Festival.

A última noite do evento vai contar com a premiação do Concurso Maurício de Oliveira e concertos com o Duo Teixeira-Mayer de Violões e Marcos Vinicius (Brasil/Itália).

“É uma honra para Vila Velha receber um festival tão importante. Além do centro da cidade, o nosso objetivo é levar eventos deste porte para outras regiões, democratizando ainda mais o acesso à cultura para todos os públicos”, informou o secretário de Cultura e Turismo, Patrício Roberto Júnior.

Violão internacional

O evento vai trazer ao Espírito Santo os maiores nomes do violão nacional e internacional em concertos, shows e masterclasses para o público. Do Uruguai teremos a presença do violonista Daniel Morgade, uma referência em festivais na América-Latina; da Colômbia o jovem violonista Juan Manuel Molaño, vencedor da edição do ano passado do Concurso Maurício de Oliveira e ganhador de vários prêmios internacionais.

Dos Estados Unidos, teremos as presenças dos violonistas Marcus DeJesus e Isaac Lausell. Esse último é doutor pela Universidade de Nova Iorque e uma referência na jazz guitar contemporânea.

Fechando a lista internacional, teremos o violonista e compositor ítalo-brasileiro Marcos Vinicius, um dos mais destacados compositores para violão da atualidade.

Na lista de brasileiros estão Fábio Zanon, com carreira internacional consagrada, e Ulisses Rocha, um dos maiores representantes do violão instrumental brasileiro. Representando o Espírito Santo, o Duo Teixeira-Mayer de Violões promete um concerto de homenagens e referências da música brasileira.

Paralelamente ao festival, acontece o Concurso Latino-Americano de Violão Maurício de Oliveira, que distribuirá prêmios e o Troféu Maurício de Oliveira. O Festival Internacional de Violão do Espírito Santo (FIVES) é uma realização da Acordes Centro de Música e Artes, com apoio da Prefeitura de Vila Velha.

Confira a programação completa do evento:

27/03 – 18h – Auditório da Pracinha da Cultura, Ilha das Flores (Vila Velha)
Concerto com Moacyr Teixeira Neto (Brasil/ES) e Isaac Lausell (EUA)

28/03 – 19:30 – Salão São Tiago do Palácio do Governo do ES (Vitória)
Abertura solene
Concertos Juan Manuel Molano (Colômbia) e Fábio Zanon (Brasil/SP).

29/03 – 10h – Teatro Virgínia Tamanine do Centro Cultural SESC Glória (Vitória)
Prova Eliminatória do Concurso Maurício de Oliveira.

29/03 – 20h – Teatro SESC Glória (Vitória)
Show/Concerto de Ulisses Rocha (Brasil/RJ) e Daniel Morgade (Uruguai).

30/03 – 11h – Teatro SESC Glória (Vitória)
Concerto com as Orquestras de Violões do IFF de Campos dos Goytacazes (RJ) e Orquestra Jovem do Projeto Música nas Escolas (FAMES/FAPES/SEDU).

30/03 – 10h – Teatro Virgínia Tamanine do Centro Cultural SESC Glória (Vitória)
Concertos com Marcos DeJesus e Isaac Lausell (EUA).

31/03 – 10h – Teatro Virgínia Tamanine do Centro Cultural SESC Glória (Vitória)
Prova Final do Concurso Maurício de Oliveira.

31/03 – 20h – Centro de Capacitação Titanic (Vila Velha)
Premiação do Concurso Maurício de Oliveira.
Concertos com Duo Teixeira-Mayer de Violões (Brasil/ES) e Marcos Vinicius (Brasil/Itália).

Ingressos:

Apenas haverá cobrança no dia 29/03 para o concerto no Teatro Glória (R$ 20/inteira e R$ 10/meia).
Todos os outros dias serão gratuitos, limitados a capacidade dos locais:
– Palácio Anchieta (320 lugares)
– Teatro Virginia Tamanine (80 lugares)
– Titanic Vila Velha (196 lugares)

Fonte : PMVV