Reconhecimento para Escolas de Vitória: Premiação no Programa Rede Escolaí
Cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Vitória são destaques no Prêmio Rede Escolaí, realizado pela Fundação Otacílio Coser (Foco), entre 90 unidades de ensino do Espírito Santo e de São Paulo, que participaram do programa em 2023. O intuito da premiação é apoiar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, despertando seus sonhos, desenvolvendo habilidades importantes para o seu futuro e fortalecendo o seu pertencimento à comunidade escolar.
Com o tema “O futuro começa agora”, mais de 67 mil estudantes participaram do programa em 2023, que foi iniciado em abril. Para premiar as unidades de ensino, foram levados em consideração os seguintes critérios de avaliação: mobilização; criatividade e inovação; engajamento do time e divulgação. A cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual, pelo Youtube, nesta quarta-feira (6).
Assim, ao participar dessa trajetória ao longo do ano letivo, a Emef Lenir Borlot, localizada no bairro Ilha das Caieiras, foi a mais bem colocada entre as Emefs da capital, ficando na 4ª colocação; a Emef Padre Anchieta, que fica na Ilha de Santa Maria, ficou em 9º lugar; a Emef Marieta Escobar, localizada em Santa Martha, ficou com a 12ª colocação; a Emef Irmã Jacinta Soares de Souza Lima, do bairro Monte Belo, ficou em 14º lugar, e a Emef Rita de Cássia Oliveira, em Resistência, ficou com a 18ª colocação.
A gincana colaborativa entre escolas públicas tem o objetivo de estimular cidadania, colaboração, comunicação, empatia e pensamento crítico, além de fomentar a conexão e a reflexão sobre o projeto de vida dos jovens, por meio de missões colaborativas que os estimulam a refletir sobre temas atuais e relevantes para a sua vida e para o futuro de sua geração, enquanto se divertem.
Rede Escolaí
A parceria da Secretaria Municipal de Educação de Vitória com a Fundação Otacílio Coser, por meio do programa Rede Escolaí, iniciou-se no ano de 2016, com duas escolas. Até o ano de 2019 os encontros do programa e oficinas eram presenciais. A partir de 2020, foi necessário adaptar a programação para o formato remoto.
Em formato de gincana interescolar, o Escolaí promove o protagonismo dos estudantes, ao serem convidados a se tornarem Guardiões da Juventude e a realizarem missões colaborativas que os estimulam a refletir sobre temas atuais e relevantes para a sua vida e para o futuro de sua geração, enquanto se divertem.
Além de movimentar toda a escola, o Programa aproxima as famílias e a comunidade educativa para fortalecer a ação dos professores na criação dos vínculos necessários para que os jovens completem a Educação Básica. Ao final do ano, as escolas com melhor desempenho na gincana são premiadas.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui