Vitória celebra fase final das obras do Cmei Rubens José Vervloet Gomes

Vitória celebra fase final das obras do Cmei Rubens José Vervloet Gomes
Visita técnica ao Cmei Rubens José Vervloet Gomes

Vitória está pronta para iniciar o ano letivo de 2024 com a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, localizado em Jardim Camburi. Essa nova unidade de ensino, que oferecerá vagas em tempo integral, está na fase final de ajustes e encontra-se na Avenida Alfredo Alcure, ao lado da Praça Nilze Mendes. Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, acompanhados de pais, líderes do bairro e profissionais da educação municipal, visitaram a obra.

O prefeito destacou que o novo Cmei representa não apenas um marco para Jardim Camburi, mas para toda a cidade, enfatizando a qualidade da educação pública da capital. “Vitória tem a melhor educação pública do Brasil entre todas as capitais, e agora nós estamos entregando para Jardim Camburi e para a cidade mais um equipamento público de qualidade. Tudo aqui foi preparado com muito carinho. Aqui nós temos placas fotovoltaicas de geração de energia e temos sistema de captação de água da chuva. Tudo isso vai nos ajudar a ter crianças mais conscientes da preservação ambiental, e daqui teremos jovens que serão orgulho para a cidade de Vitória”.

A secretária Juliana Rohsnser lembrou que a obra do Cmei Rubens José Vervloet Gomes foi a primeira ordem de serviço da gestão, ainda em 2021, e que a Prefeitura, naquela época, tinha um convênio com o Governo do Estado para execução da obra, contrato que foi encerrado logo em seguida. A obra, então, foi tocada com recursos próprios e foram investidos R$ 10.042.461,28. “Esta obra aconteceu porque a Prefeitura teve dinheiro em caixa para executá-la com recursos próprios. Nós devolvemos o que foi investido pelo Governo do Estado, e hoje estamos conseguindo fazer essa entrega num tempo recorde, com a qualidade e a fiscalização necessárias”, enfatizou.

A diretora do novo Cmei é Kellen Queiros. Ela é pedagoga e é servidora da rede municipal de ensino como professora de educação infantil. Até ser convidada para assumir a direção do Cmei Rubens José Vervloet Gomes, ela trabalhava na Gerência de Planejamento e Avaliação da Educação, no nível central da Secretaria Municipal de Educação, mas também já havia atuado na rede de ensino como professora. Ela disse que está confiante para assumir a nova função.

“Nossa comunidade é altamente engajada e próxima dos profissionais, e a equipe pedagógica é excepcional. Defendemos o tempo integral e seus princípios essenciais. Valorizamos imensamente a primeira infância e o desenvolvimento pleno da criança, abrangendo não apenas o aspecto cognitivo, mas também o físico, o motor e o emocional. Nossa expectativa, portanto, é estabelecer uma escola que enriqueça a comunidade e garanta uma educação completa para nossas crianças”, disse a diretora.

Estrutura

A estrutura do novo prédio é ampla, dividida em dois pavimentos, totalizando 2.791,42 m², e oferece uma variedade de espaços, desde salas de aula até áreas administrativas e ambientes de convivência. Com a inauguração da nova unidade de ensino municipal infantil em tempo integral em Jardim Camburi, o Cmei que hoje leva o nome de Rubens José Vervloet Gomes passará a se chamar Lizandre Ignês Carpanedo do Carmo e continuará funcionando em tempo parcial.

O que eles acharam

Pais presentes na visita expressaram entusiasmo com a proposta de tempo integral, reconhecendo os benefícios que essa modalidade de ensino traz para o desenvolvimento das crianças, proporcionando um ambiente propício para aprendizado e interação social. Para Julia Lyrio Pereira, mãe do Murilo, que vai estudar no grupo 5, o tempo integral já era algo desejado.

“Eu acho que para a criança é muito bom esse tempo maior na escola. Ele vai ter contato com os amiguinhos por mais tempo, vai estar aprendendo, vai estar num ambiente propício pra ele, às vezes melhor do que em casa, porque a gente não tem tempo para proporcionar toda essa evolução pra criança, de estar brincando o tempo todo, ensinando, acaba ficando muito nas telas. Então eu acho que é um tempo ideal pra criança se desenvolver”, analisou.

O pai da Melissa, que vai estudar no grupo 4, diz que ter o Cmei em tempo integral perto de casa é um sonho. “Nós já estávamos buscando outras possibilidades de tempo integral para ela, até mesmo em outros municípios, então para nós é muito importante ter esse Cmei aqui em Jardim Camburi. Acredito que é uma qualidade de ensino melhor”, disse Luiz Carlos da Silva. Erica Rezende Perini, mãe do Miguel, que vai estudar no grupo 4, disse que estava esperando por essa nova escola porque queria que o filho estudasse no tempo integral. “Eu acredito na educação em tempo integral”, disse.