Saúde de Vitória capacita profissionais para atender casos de dengue

Saúde de Vitória capacita profissionais para atender casos de dengue
Curso de Manejo Clínico a pacientes com sintomas de dengue

Na última quarta (3) e quinta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realizou o curso de atualização sobre dengue e manejo de casos clínicos, voltado para enfermeiros e médicos que atuam em unidades básicas de saúde e prontos atendimentos de Vitória. O objetivo do curso é qualificar e atualizar os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue.

“Estamos nos preparando para enfrentar mais um período sazonal da dengue atuando em diferentes frentes”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Ações

Para ajudar a população no combate à dengue , a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza uma série de ações, tais como visitas domiciliares com os agentes de combate às endemias, monitoramento de bueiros e charcos na cidade, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e locais estratégicos, além de manter permanentemente o serviço do carro fumacê em várias regiões da capital.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão no interior dos imóveis. Por isso, a população tem papel importante no combate a dengue, eliminando os focos do mosquito ao evitar água parada e  prevenindo a proliferação do mosquito. Em Vitória, os munícipes também podem agendar uma visita do agente em dia e horário predeterminado por meio do Fala Vitória 156.