Vitória disponibiliza preservativos e testes rápidos para ISTs durante Carnaval

Vitória disponibiliza preservativos e testes rápidos para ISTs durante Carnaval

Mesmo durante a época de festas e diversão do Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória vai garantir para a população acesso a preservativos para prevenção e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em todos os dias da folia.

Camisinhas e testes rápidos para IST poderão ser solicitados nos pronto atendimentos (PAs) da capital e ainda nas seis unidades de saúde de referência que ficam abertas aos finais de semana e feriados: unidades de Jardim Camburi, Maruípe, Praia do Suá, Conquista, Santo Antônio e Maria Ortiz. Os PAs ainda podem prescrever a profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP), que são medicamentos antirretrovirais que podem ser prescritos até 72 horas após possível contato com o vírus.

Para a referência técnica em HIV/Aids da Secretaria de Saúde de Vitória, Cyntia Gomes, o cuidado com a saúde é importante para não comprometer a diversão durante a folia. “O preservativo ainda é um dos métodos mais eficazes, para prevenir a maior parte das ISTs :sífilis, herpes genital, hepatites virais, HPV e HIV. No entanto, vale ressaltar que a prevenção às ISTs envolve a testagem rápida e a PEP, quando necessária. Para aqueles que se sentem expostos ao HIV e desejam maior segurança, existe a PrEP (profilaxia Pré-Exposição), disponível no Centro de Referência IST/AIDS do município ”

Dados

De acordo com o Boletim Epidemiológico Estadual de 2021, atualmente há 3.300 pessoas vivendo com HIV/Aids em Vitória.

Em 2023, foram registrados 111 novos casos de HIV entre moradores da capital. Já em 2022, foram notificados 122 novos casos.

Centro de Referência IST/Aids

A capital também conta com o Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis, que atende cerca de 2.200 pessoas vivendo com HIV, com consultas, medicamentos, exames e orientações. O Centro de Referência realiza Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP Sexual) e Pré-Exposição Sexual (PREP Sexual), com o objetivo de prevenir a infecção por HIV.