Turismo Pedagógico: alunos da Emef José Zacchi, em Flexal I, aprendem sobre pontos turísticos de Cariacica
Nesta quarta-feira (3), 97 alunos do 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Zacchi, em Flexal II, tiveram uma aula diferente. Um verdadeiro passeio geográfico, histórico e cultural por Cariacica, por meio do projeto Turismo Pedagógico.
A iniciativa é da Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), e tem como objetivo levar a história, costumes culturais e pontos da cidade. Os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a lenda do pássaro de fogo, o Monte Mochuara, a Nova Orla de Cariacica, a história do João Bananeira, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água, entre outras riquezas da cidade.
As crianças puderam ver as máscaras do João Bananeira e a casaca, itens utilizados no Carnaval de Congo. Também cantaram o hino da cidade. Em agosto, eles terão uma visita prática por diversos pontos do município.
O estudante do 5º ano Lorenzzo Alves Portugal, 10 anos, mora em Flexal II e gostou muito da história de uma lenda que envolve a cidade. Disse que já quer visitar um parque de Cariacica e ficou impressionado com a altura de um monumento natural. “Eu gostei de conhecer sobre a história do pássaro de fogo e não conhecia o Parque da Biquinha. Pretendo visitar com minha família. Também não sabia que o Monte Mochuara é tão alto. O aprendizado é importante para os nossos estudos”, afirmou.
“É muito importante desde cedo a gente conhecer o lugar onde mora. Nosso município é muito bonito e tem muitos atrativos culturais e históricos, além de belas paisagens”, disse a aluna do 5º ano Milena Pereira Oliveira, de 10 anos, moradora de Flexal I.
Marilda Vasconcelos, diretora da Emef José Zacchi, afirmou que o projeto agrega no conhecimento dos alunos. “É uma aula diferente, uma bagagem cultural muito rica e interessante para eles, que moram e vivem aqui. A ideia, também, é mostrar que as crianças não precisam sair daqui de Cariacica para conhecer outros locais”.
“Com esse conhecimento importante para os alunos, a gente trabalha o turismo desde a base de aprendizado das crianças, a partir da conscientização, tanto de reconhecimento do município, quanto da cultura, dos pontos turísticos, do agroturismo, entre outras atrações. Além disso, faz com que eles se sintam parte da história da cidade”, completou a turismóloga da Semcult, Cinthia Pretti Azevedo.
A próxima data do Turismo Pedagógico é na quarta-feira (10), na Emef Martim Lutero, em Flexal II.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui