Escravidão contemporânea: alunos assistem a documentário e debatem o tema
Nesta sexta-feira (26/4), cerca de 40 alunos da UMEF Juiz Jairo de Mattos, em São Torquato, irão assistir ao documentário “Servidão” e participar de uma roda de conversa junto com o diretor do filme, Renato Barbieri, para refletir sobre a temática abordada pela obra: a escravidão contemporânea no Brasil. O evento acontece a partir das 14 horas no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região/ES (TRT-ES), em Vitória.
A ação é parte da programação do painel “Inclusão e Trabalho Decente no Meio Rural”, que contará ainda com a participação de desembargadores e auditores do Trabalho nos debates. O evento marca o encerramento do Abril Verde, realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), com foco na promoção da cultura de segurança e saúde no trabalho.
O documentário “Servidão” lança um olhar crítico sobre formas de exploração do trabalho, a partir do relato de trabalhadores da extração ilegal de madeira na Amazônia brasileira.
Segundo o Código Penal Brasileiro, são elementos que caracterizam a redução à condição análoga à de escravidão: submissão a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas, a sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador. Qualquer denúncia pode ser feita pelo Disque 100.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui