Prefeitura de Cariacica, em parceria com projeto social, oferece curso gratuito de ferrageamento de cavalos

Prefeitura de Cariacica, em parceria com projeto social, oferece curso gratuito de ferrageamento de cavalos

Um curso que custaria em torno de R$ 1 mil vai ser oferecido gratuitamente numa parceria da Prefeitura de Cariacica com o Primeiros Passos, um projeto social que circula por todo o Brasil e que ensina, do zero, podologia equina a pessoas que não têm nenhuma qualificação.

O curso será ministrado por Antônio Silva Batista, o Tonho Ferrador, que é uma referência nacional sobre o assunto. A ação é uma iniciativa de Tonho, que trabalha na área há mais de 40 anos.

As inscrições já estão abertas e serão disponibilizadas 100 vagas. Entre os participantes, estarão dez adolescentes atendidos por equipamentos da Secretaria de Assistência Social de Cariacica (Semas). O curso vai oferecer 16 horas/aula e será realizado entre os dias 30 e 31 de agosto.

Tonho teve a ideia de criar o projeto social a partir da própria experiência, já que foi um menino que perdeu o pai aos sete anos e, aos nove anos, passou a ser criado numa fazenda, onde aprendeu a cuidar de cavalos, assim como todos os serviços executados numa área rural.

Ele é de Natividade, uma cidade do Norte do Rio de Janeiro, e foi nessa fazenda onde viveu que começou a ferrar seus primeiros cavalos. De lá para cá, não parou mais.

Mão de obra

Tonho é conhecido em todo o país, por onde viaja fazendo seu trabalho de ferrageamento de cavalos. A agenda dele é concorrida, pois, segundo o ferrador, falta mão de obra na área. É essa experiência que ele quer repassar para as pessoas que se inscreverem.

“Há 13 anos resolvi criar o projeto social e faço esse evento gratuito para formar jovens a partir de 17 anos. O curso é uma iniciação para quem não tem nenhuma qualificação. Se o aluno se dedicar, em cerca de quatro anos já pode ser considerado um profissional”, afirma Tonho.

Os alunos vão receber conhecimentos sobre a anatomia do casco dos cavalos, que cresce como uma unha humana. Com o trabalho ou em competições, esse casco se desgasta naturalmente e, por isso, o uso de ferraduras é necessário para o bem-estar do animal.

O secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda, que está apoiando o projeto por meio da Prefeitura de Cariacica, acrescenta que a mão de obra até para os iniciantes é concorrida. “Será uma oportunidade de renda para quem quiser fazer o curso”.

Hildoberto de Oliveira Miranda, o Beto, é proprietário do Centro de Treinamento Equestre (CTE) Moxuara, onde será realizado o curso e explica a importância do projeto social. “Há um grande interesse na mão de obra, pois há uma carência grande de profissionais da área”, acrescentou.

O curso é gratuito, e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo número (27) 99989-9214, por mensagem de Whatsapp. O CTE Moxuara fica no bairro Tabajara.