PMV e CADEESO – Convenção das Assembleias de Deus se unem no combate à dengue
A luta contra o mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya ganhou mais um reforço em Vitória. A Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros (Cadeeso) vai ajudar na conscientização sobre a importância do combate aos focos do mosquito .
Nesta segunda-feira (16), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Saúde, Magda Lamborghini e a diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental, Wanessa Andrade, se reuniram com o presidente da Cadeeso, Pastor Arnaldo Candeias, e outros membros da Igreja, na sala de reuniões da PMV, para solicitar o apoio da instituição no enfrentamento ao mosquito.
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Vitória, a capital registrou 22.033 notificações de suspeita de dengue no período de janeiro a 10 de novembro de 2024, o maior número de notificações desde 1995.
“Esse é o momento de somar esforços no combate ao mosquito. Quero agradecer a Cadeeso, estamos unindo esforços contra a dengue para eliminar os focos do mosquito e promover saúde pública.
A prevenção é fundamental e assim vamos salvando vidas”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
A parceria visa conscientizar os fiéis para os cuidados dentro de casa, os riscos da doença e as medidas preventivas necessárias, durante os cultos.
“Estamos juntos no combate à dengue. Essa reunião é muito importante porque esse mosquito está matando muita gente e se prevenir é o melhor que cada um de nós tem que fazer. Nos colocamos à disposição para contribuirmos com ações de conscientização a respeito da importância e do cuidado de cada um em relação à dengue”, falou o presidente da Cadeeso, Pastor Arnaldo Candeias.
A secretária Magda destacou que o combate ao foco do mosquito Aedes aegypti é de responsabilidade de cada um. “É preciso conscientizar toda a população sobre a responsabilidade de combater, uma vez por semana, o foco do mosquito nas residências. Cerca de 80% dos focos estão dentro das residências”, frisou.
Ações
Entre as principais ações de rotina realizadas em Vitória, estão vistorias e controle de larvas nos charcos, áreas alagadas, vistoria e controle de larvas em bueiros e pequenos criadouros, telagem das caixas d’água, controle de larvas em obras e carro fumacê.
Vitória também realiza visitas domiciliares e ações educativas em escolas, praças, feiras e diversos espaços públicos para orientar e alertar as pessoas sobre o combate ao Aedes aegypti.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os profissionais.
A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para eliminar possíveis focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.