Banco Herbert de Souza recebe 7,3 milhões de toneladas de alimentos
Os bons fluidos de 2024 chegaram com força ao Banco de Alimentos Herbert de Souza. Nos primeiros dias do ano, o banco recebeu a doação de 7,3 toneladas de alimentos derivados de amendoim.
Para dar conta de triar e distribuir todo o volume captado, a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social (GSAN/Semas) montou uma força tarefa com as demais gerências da Semas, conseguindo separar e entregar todo volume em apenas três dias.
O amendoim é um alimento originário da América do Sul e, botanicamente, faz parte do grupo das leguminosas por se desenvolver dentro de uma vagem assim como o feijão, a lentilha e a ervilha.
“É um alimento com boa fonte de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, fibras, proteínas e algumas vitaminas e minerais como a vitamina E, zinco e magnésio. Contém propriedades que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, devido ao seu perfil de gorduras boas. Porém, é necessário comer com moderação e orientação de um profissional nutricionista pois, por ser rico em gorduras, tem alto valor energético (cerca de 590kcal a cada 100g) e também por ser potencial alergênico para algumas pessoas”, explicou a nutricionista Débora Ruama Valentim da equipe do Banco de alimentos Herbert de Souza
Segundo a gerente Roseane Fernandes, o sucesso da operação foi garantido graças a incorporação de um caminhão com maior capacidade de carga colocado à disposição do Banco de Alimentos.
“Esse veículo foi fundamental para dar agilidade na captação e trazer todo o volume doado de uma vez só. Economizando tempo e, com certeza, dinheiro”, disse Roseane.
As doações foram distribuídas para unidades de atendimento da Semas tanto para o preparo de refeições e lanches, quanto para distribuição às famílias atendidas e, contemplou, também, orientações da sociedade civil cadastradas no banco de alimentos.
Para a gerente, receber a doação desses alimentos é um incentivo a mais para a equipe intensificar as ações de identificação de empresas com potencial de serem parceiras nas doações de alimentos.
Em 2023, o volume de doações captadas em empresas chegou a 23 toneladas. A meta é atingir a quantidade de 30 toneladas de captação em empresas, o que é uma ação voltada ao combate ao desperdício de alimentos pois, geralmente, são alimentos cujo valor comercial foi perdido mas a segurança para consumo está mantida (rótulos rasgados, data de validade próxima, embalagens externas amassadas, etc).
Ao saber da doação a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, falou da importância da união do poder público, privado e da sociedade civil no compromisso de erradicação da fome. “Quem tem fome tem pressa e a sociedade deve priorizar as ações para redução da insegurança alimentar e nutricional das famílias”, frisou a secretária.
Pessoas físicas e jurídicas podem ser parceiras do Banco de alimentos nesse trabalho. Havendo interesse na parceria, podem fazer contato por meio do Fala Vitória 156 ou whatsapp (27) 98141-0198.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui