Incentivo e ajuda: adolescente que fez parte do Projovem ganha emprego

Incentivo e ajuda: adolescente que fez parte do Projovem ganha emprego
Incentivo e ajuda: adolescente que fez parte do Projovem ganha emprego

Todo esforço e incentivo sempre vale a pena. Se dedicar nos estudos e no trabalho também têm seu retorno. Assim descobriu a jovem Kátia Cristiny Rangel Salles, de 18 anos, que após dois anos sendo estagiária da Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB) da Secretaria de Assistência Social (Semas), agora será a mais nova contratada do setor.

Ainda muito nova, a adolescente frequentou o Projovem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do território Centro, onde foi incentivada a estudar e encorajada a sempre seguir com a cabeça erguida, lutando para garantir o melhor. Com ajuda dos trabalhadores dos serviços assistenciais, Kátia continuou se esforçando, fazendo com que esta sexta-feira (29) seja o último dia como estagiária, e então passe a ser funcionária no quadro de colaboradores do CTRB.

“Eu adorava ir para o Projovem, eles ensinam muitas coisas que servem de aprendizado para a vida mesmo. Sempre tive a visão que esse projeto ocupa a mente dos jovens para mantê-los longe de coisas erradas”, começou contando a aprendiz.

A nova contratada disse também que ainda quando frequentava o programa, teve a oportunidade de criar um grupo de danças.

“Teve uma vez que fizemos um projeto de dança que me fez descobrir que amava dançar. Com a ajuda do Projovem eu e mais duas amigas abrimos um grupo de dança chamado ‘The Mob’. O projeto ajudava com o espaço e colocava a gente para se apresentar em alguns festivais de comunidades”, contou.

Infelizmente, por forças maiores, Kátia precisou parar para começar a trabalhar e contribuir na renda de casa, mas ainda assim, para ela o Projovem foi a ponte para chegar onde chegou hoje.

“Eles nos davam o ensinamento de sempre focar nos estudos para que um dia a gente visse o resultado do esforço. Sou muito grata por ter tido todas essas experiências, foram elas que me fizeram chegar aqui hoje”, disse.

Adquirindo conhecimento

Para Fernanda Ferreira, coordenadora de Transferência de Renda e Benefícios, Kátia sempre demonstrou muito interesse em adquirir novos conhecimentos e facilidade em aprender e realizar as atividades.

“Ela é bem responsável no cumprimento das suas funções enquanto estagiária. Além do mais, ela sabe recepcionar e acolher os munícipes que chegam para o atendimento. Sinto muito orgulho por ela ser uma menina jovem, que possui dificuldades familiares e financeiras e luta a cada dia para ultrapassar essas barreiras que lhe são impostas todos os dias. Neste momento, após dois anos de estágio, é uma grande conquista conseguir já ser efetivada em um emprego”, disse Fernanda.

A coordenadora disse ainda que vê uma grande sensibilidade da Gerência de Atenção à Família da qual faz parte, enquanto Coordenação e da Instituição ADRA, que realiza as contratações dos funcionários, pois souberam valorizar e acolher a oportunidade de trabalho para uma jovem que faz parte de uma família beneficiada pelo Programa Bolsa Família.

“Hoje estagiária na Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB) e em janeiro será auxiliar administrativa na CTRB”, concluiu Fernanda.

Para a jovem, trabalhar na CTRB foi uma experiência maravilhosa. “Aprendi muitas coisas novas, a ter mais responsabilidade, trabalhar em equipe e muitas outras coisas. A equipe da CTRB me acolheu não só como estagiária, mas como família. Sempre estiveram comigo, me ajudando em tudo, tanto no trabalho, quanto em assuntos pessoais. Saber que estou sendo contratada e que meu esforço valeu a pena é muito gratificante, passei por momentos em que achei que nada valia a pena, mas sempre mantendo o pé no chão e me esforçando cada vez mais”, disse Kátia Cristiny.

“A Assistência Social junto com outras políticas públicas tem o poder de transformar vidas, saber que a jovem Kátia tem uma trajetória de sucesso e de superação demonstra toda capacidade e é mérito dela, mas sabemos o quanto as oportunidades e o incentivo de profissionais capacitados fazem a diferença em nossas vidas”, disse a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.

Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB)

A Coordenação de Transferência de Renda e Benefícios (CTRB) é responsável por realizar a gestão do Cadastro Único e do programa Bolsa Família da Prefeitura de Vitória. Além de fazer a fiscalização e operacionalização do programa Vix Mais Cidadania.