Professora da Ufes faz estudo sobre clima de trabalho com profissionais da Semas

Professora da Ufes faz estudo sobre clima de trabalho com profissionais da Semas
Professora da Ufes faz estudo sobre clima de trabalho com profissionais da Semas

A Secretária de Assistência Social, em parceria com Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), irá realizar uma pesquisa sobre o clima organizacional no ambiente de trabalho entre os profissionais, com o objetivo de analisar a influência de características pessoais e profissionais dentro das equipes.

Com o tema “Clima de Trabalho em Equipe: um estudo com trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social”, a professora do Departamento de Psicologia Social e de Desenvolvimento, Alline Alves, está à frente do projeto, junto com outras duas alunas da universidade, Isabella Bustamante e Simone Aparecida.

“Desde 2020 o Departamento de Psicologia Social tem uma parceria de estágio com a Semas e desde o estágio a gente percebe o tanto que as equipes são importantes para a realização do trabalho. É muito desafiador para o trabalhador, muito complexo e diante disso a gente vê o tanto que essas equipes são importantes para a concretização destas atividades. Então assim, a gente ouve relatos do tanto que a equipe faz a diferença na efetividade do serviço e para que os ideais do Suas (Sistema Único de Assistência Social) sejam atingidos. Então, diante disso, a gente pensou em fazer uma pesquisa que avalia o clima de trabalho em equipe da Semas como um todo”, explicou a professora Dra. Alline Alves.

O objetivo, segundo a professora, é avaliar os pontos fortes desse clima organizacional da equipe e também os pontos mais críticos e que ao final do projeto seja elaborado um relatório com os principais resultados da pesquisa, chegando aos servidores como um todo. Com isso, será possível também propor medidas.

Parte da pesquisa será feita por meio de questionário online que deve ser respondido por profissionais da Semas, garantindo o sigilo das respostas.

“Como cientista social sempre acredito que devemos trabalhar com evidências e para isso dados e pesquisas são fundamentais. Na Semas sabemos o quanto o trabalho é desafiador por natureza e o quanto nossos trabalhadores podem impactar a vida das pessoas atendidas, em resumo, nossos trabalhadores são peça fundamental para garantia de direitos. Gostaria de encorajar nossos trabalhadores a participarem da pesquisa. Agradeço à professora Dra. Alline e ao Departamento de Psicologia da Ufes pela parceria e possibilidade de aprimorar ainda mais a política de Assistência Social e Segurança Alimentar em nossa capital”, disse a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz.