Vitória +Digital prevê 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito e amplia serviços inteligentes na capital

Vitória +Digital prevê 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito e amplia serviços inteligentes na capital
Lançamento do programa Vitória + Digital

Programa municipal terá expansão da rede de internet, mais câmeras com inteligência artificial e melhorias na mobilidade urbana.

Vitória deu um novo passo na transformação digital dos serviços públicos com o lançamento do Programa Vitória +Digital, realizado nesta quinta-feira (25) pela prefeita Cris Samorini. A iniciativa prevê a ampliação da conectividade na capital, com a instalação de 500 novos pontos de Wi-Fi gratuito em diferentes regiões da cidade.

A primeira etapa do projeto prevê a implantação de 100 novos pontos ainda neste ano. Para ampliar a estrutura tecnológica, o município também planeja expandir a rede de fibra óptica em 150 quilômetros, levando conexão para áreas estratégicas, como orlas, espaços de lazer e regiões com grande circulação de moradores e visitantes.

Atualmente, Vitória já conta com 250 antenas de internet instaladas. A rede gratuita Vitória Online registra uma média de 20 mil pessoas conectadas diariamente e alcança cerca de 150 mil usuários diferentes ao longo do mês.

Além de facilitar o acesso à internet, o programa tem como objetivo ampliar a inclusão digital e permitir que mais moradores utilizem serviços públicos digitais de maneira rápida e acessível.

A iniciativa está organizada em cinco áreas principais: modernização dos processos administrativos, serviços públicos inteligentes, infraestrutura tecnológica, inclusão digital e desenvolvimento de soluções inovadoras.

Entre as ações previstas está a implantação de 1,2 mil novas câmeras de monitoramento com recursos de inteligência artificial, além do fortalecimento do Centro de Inovação da cidade e melhorias nos sistemas de controle do trânsito.

Na mobilidade urbana, o programa prevê a ampliação da Central Semafórica, que passará a acompanhar 137 cruzamentos em tempo real. Com isso, cerca de 52% dos semáforos da capital estarão integrados ao sistema inteligente, permitindo maior controle do tráfego, respostas mais rápidas a ocorrências e aumento da segurança viária.

A Prefeitura também pretende simplificar processos internos e oferecer novas ferramentas digitais para servidores e cidadãos. A expectativa é fortalecer a posição de Vitória como referência em tecnologia e inovação na gestão pública.

Durante o lançamento, a administração municipal destacou que a proposta é tornar os serviços mais eficientes e aproximar a população das soluções digitais, além de estimular o desenvolvimento econômico com a atração de empresas e projetos ligados à tecnologia.

Com a expansão da conectividade e dos recursos inteligentes, o Vitória +Digital busca consolidar a capital como uma cidade mais integrada, moderna e preparada para os desafios futuros.