Câmeras multam até carros com documento vencido em Vila Velha

Câmeras multam até carros com documento vencido em Vila Velha

Além do licenciamento, as câmeras também multam por outras infrações de trânsito, como uso de celular ao volante

Além das multas de infração de trânsito como uso de celular ao volante ou estacionamento proibido, as câmeras de videomonitoramento da prefeitura de Vila Velha estão flagrando também motoristas que não estão em dia com o pagamento das taxas referentes à circulação de veículos.

No município, cerca de 100 câmeras monitoram a cidade 24 horas por dia e esses equipamentos também estão de olho nos motoristas. Entre as infrações cometidas também estão estacionamento em lugares de carga e descarga e estacionamento em faixas de pedestres.

Algumas dessas câmeras são monitoradas por agentes que ficam na Central de Videomonitoramento. Mas as multas só podem ser aplicadas em vias onde existe sinalização alertando aos motoristas que o local está sendo monitorado por câmeras.

A prefeitura de Vila Velha possui 15 pontos de monitoramento e 27 vias vigiadas pelas câmeras. Entre as ruas estão a Santa Leopoldina, em Itaparica; e a Rodovia Carlos Lindenberg, além da orla da cidade.

No caso de flagrante de motorista com licenciamento vencido transitando pelas ruas irregularmente a multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

Em nota, a prefeitura de Vila Velha informou que a fiscalização no trânsito é realizada com agentes in loco e também por videomonitoramento. Em março de 2022, através da Resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), foi regulamentada a fiscalização remota por meio de câmeras de vigilância.

“Já em dezembro de 2022, através da Resolução 985/22 do Contran,  foi aprovado o novo Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, que alterou a regra da aplicação de multa por licenciamento atrasado.  Antes a infração era registrada mediante abordagem do agente. Com a mudança passou ser possível sem abordagem, podendo a fiscalização ser realizada por videomonitoramento”, reforçou a prefeitura na nota.

A administração informou ainda que as vias que são fiscalizadas estão devidamente sinalizadas com placas indicativas de fiscalização eletrônica.

Foi multado? O que fazer!

O uso de câmera com o objetivo de coibir infrações foi permitido após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito do dia 1º de abril de 2022.

Quem receber uma notificação em casa, pode recorrer. O subinspetor de trânsito da Guarda Municipal de Vila Velha explicou como fazer. “No primeiro momento o motorista é notificado da autuação. Ele tem o período de defesa prévia, que é a inconsistência em algum dado do auto de infração. E também de indicação do condutor. Depois essa notificação é processada e aí sim se tornará uma multa, e o motorista faz o recurso. Todo esse procedimento é feito na prefeitura ou no site da prefeitura”.

Fonte :Es 360