Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil celebra Semana das Crianças com atividades especiais

Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil celebra Semana das Crianças com atividades especiais

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças e, em alusão à data, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove, até esta sexta-feira (11), uma série de atividades no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, em Jabaeté. O equipamento de saúde é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

Os usuários do Caps Infantojuvenil (IJ), em Jabaeté, vão participar de atividades como exibição de filmes, gincanas, oficinas, plantio de mudas, roda de leitura e muitas brincadeiras.

Beatriz Bissoli, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), explica que, considerando que o Dia das Crianças é comemorado devido à importância desta fase da vida para o ser humano e a valorização dos seus interesses e direitos, o CAPS Infantojuvenil decidiu então fomentar programações especiais visando à celebração desse momento.

“Tendo em vista que o nosso público de atendimento são crianças com transtornos graves e persistentes que necessitam de reabilitação psicossocial, estes eventos propõem a integração dos grupos, a estimulação sensorial, o brincar terapêutico, a socialização entre os pares, além de, é claro, ofertar momentos de lazer”, revelou.

Dia Mundial da Saúde Mental

Uma grande festa também está sendo programada para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrada em 10 de outubro. Em Vila Velha a comemoração será também no Caps em Jabaeté, na sexta-feira (11). Na programação, apresentação da Banda do Caps II e do grupo de dança, além de oficina de arteterapia, exibição de curtas-metragens, karaokê e oficinas. Também vai acontecer uma exposição de arte e produções feitas pelos usuários, como sabão, plantas, camisas e canecas.

O Dia Mundial da Saúde Mental tem como meta sensibilizar a comunidade global sobre agendas críticas de saúde mental através da colaboração com vários parceiros para tomar medidas e criar mudanças duradouras. Instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental, em 10 de outubro de 1992, a data reforça ainda a necessidade de ações contra o estigma social acerca dos transtornos psicológicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada quatro pessoas no Brasil sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida.

Acesso aos serviços de saúde mental
Em Vila Velha o acesso aos serviços de saúde mental é realizado por meio da demanda espontânea. O munícipe pode procurar diretamente a Unidade de Saúde mais próximo para iniciar o processo de acolhimento e avaliação.

Atualmente, a cidade possui três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): o CAPS II Beija-flor, localizado no bairro Novo México; o CAPS Infantojuvenil (IJ), em Itapuã; e o CAPS/AD, no Centro de Vila Velha. O primeiro acolhe pessoas adultas com sofrimento decorrente de transtornos mentais graves e persistentes; o segundo é um lugar de referência e acompanhamento para crianças e adolescentes com as mesmas características. Já o terceiro presta atendimento às pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.

Fonte : Vila Velha