Fazendo Arte lança produção com resíduos recolhidos do mar e do manguezal
Transformar o lixo retirado das praias e do manguezal em peças artesanais de vestuário e de decoração é o novo desafio do projeto Fazendo Arte. Os resíduos coletados nesses ambientes serão trabalhados com técnicas como crochê, macramê, tricô, bordado, costura, entre outras, e darão origem à coleção Mangues e Oceano, que inclui vai incluir uma obra de arte gigante.
A expectativa é apresentar a nova coleção e a instalação em outubro, no Shopping Vitória. O primeiro passo será dado nesta quinta-feira (22): as mulheres integrantes do projeto participarão da formação “Fazendo Arte com Educação Ambiental – Aprender com o ambiente praial e o ecossistema manguezal”, que será realizada por educadores ambientais. Na sexta (23), o grupo vai realizar a primeira ação de coleta de resíduos na orla.
“A coleção vai resgatar a história de vida das mulheres que nasceram ou foram criadas na Grande Vitória. Esses ecossistemas exercem forte influência no cotidiano das famílias da região, seja para o sustento, através da pesca ou da cata do caranguejo e do siri, seja pelo lazer na orla”, explica Mônica Rezende coordenadora do Projeto Fazendo Arte.
Conexões sustentáveis
O Fazendo Arte é realizado pelo Instituto Bem Brasil, com recursos do Fundo Municipal de Proteção do Consumidor, por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
Por meio de oficinas gratuitas de técnicas artesanais, o projeto atende a aproximadamente 130 mulheres da Região Central da cidade, trabalhando conceitos como moda, sustentabilidade, empreendedorismo e empoderamento, resultando em qualificação, fomento à inovação e geração de renda.
A proposta da coleção Mangues e Oceano está em sintonia com a temática da moda circular, uma das propostas de atuação do Instituto Américo Buaiz (IAB). Com isto, o Projeto Fazendo Arte ganhou o apoio social do IAB, que viabilizou um espaço no Shopping Vitória para a divulgação e a venda dos produtos nos meses de outubro e novembro.
Para a nova coleção, o projeto buscou a parceria da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), que está promovendo o diálogo ambiental e a ação de coleta de resíduos junto às participantes.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.