Período de defeso do caranguejo-uçá começa na próxima terça-feira (31)
A partir da próxima terça-feira (31) até o dia 5 de janeiro de 2025, terá início o período de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), uma fase importante para a reprodução da espécie. Durante este intervalo, fica proibida a captura, o transporte e a comercialização do crustáceo, conforme determina a legislação ambiental.
Em Cariacica, quem desrespeitar a proibição pode ser multado em R$ 200 por cada unidade apreendida, de acordo com o artigo 40 do Decreto Municipal nº 46/2019
A proibição faz parte das medidas de conservação ambiental, que têm como objetivo proteger os crustáceos durante o seu período de reprodução. A medida conhecida como defeso é adotada para garantir a sustentabilidade das populações e a saúde dos ecossistemas costeiros.
O que é a andada?
Durante a andada, estes crustáceos, machos e fêmeas, saem das tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. É importante respeitar este período tanto para combater a extinção do animal quanto para garantir a preservação e o equilíbrio do ecossistema do manguezal.
Fiscalização e conscientização
A Gerência de Monitoramento Ambiental, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), intensificará as ações de fiscalização em feiras e manguezais de Cariacica durante o período.
Além de coibir irregularidades, a equipe também realiza campanhas de conscientização, orientando a população e os comerciantes sobre a importância de respeitar o defeso.
Denúncias de irregularidades
• Gerência Municipal de Monitoramento Ambiental: (27) 3354-5403 (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)
• Ouvidoria Municipal: 162
• Polícia Militar Ambiental: (27) 3636-0173
Por Thaiz Blunck , Fotos Cláudio Postay
Editor-chefe, publicitário, jornalista e especialista em marketing político, com vasta experiência em gestão editorial, desenvolvimento de estratégias de comunicação e campanhas políticas de alto impacto.