Sabor e cidadania: Pazolini e secretários almoçam no Restaurante Popular de Vitória
O Restaurante Popular de Vitória viveu um clima de confraternização, durante um almoço especial que reuniu o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, secretários municipais e frequentadores do espaço.

A visita reforçou o papel social do único restaurante popular em funcionamento no Espírito Santo. “É uma alegria muito grande almoçar com a nossa equipe no Restaurante Popular. Comida de qualidade, nutritiva e saudável, trazendo cidadania e colocando alimento na mesa de quem mais precisa. Aqui temos pessoas atendidas que levam para casa não só a refeição, mas amor, carinho e empatia”, destacou o prefeito.
Os benefícios da comida natural, preparada sem excesso de sal ou gordura, agradaram a aposentada Maria Madalena, de 69 anos, que ressaltou a importância da alimentação saudável. “A comida aqui é muito boa. É natural, boa pra evitar glicose, diabetes, colesterol e pressão alta. É bom para tudo. Venho todos os dias”.

A secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, destacou a importância do momento para a equipe. “Hoje é um dia importante para a equipe do Restaurante Popular, que traz tanto bem para a sociedade. O cardápio está maravilhoso, assim como em todos os dias, e a gente fica muito feliz, porque tem um retorno muito positivo da população”.
O secretário de Obras, Gustavo Perin, lembrou o compromisso assumido pela gestão desde 2021, que resultou na reestruturação completa do restaurante. “É muito satisfatório usufruirmos daquilo que a gente construiu desde 2021. É gratificante ter um local onde a população possa ter esse tratamento digno. Alimentação é dignidade, e hoje vivenciamos essa experiência de termos um restaurante para todos”.

Para o secretário municipal de Cultura, Edu Henning, o almoço reforça o valor simbólico do espaço para a cidade. “É uma oportunidade de confraternização. Saboreando um prato que é a vitória: a vitória de ver esse espaço reaberto, extremamente importante para a cidade e para a comunidade. É um tempero de sucesso”.
Pedagoga do Restaurante Popular, Melissa Cruz, 26, explica que o trabalho acontece em três frentes, incluindo capacitação interna e projetos sustentáveis. “O restaurante oferece a comida, mas também tem ações educativas. Todo mês fazemos uma atividade diferente. As oficinas incluem horta, compostagem, técnicas de plantio e preparo de alimentos mais naturais”.

A responsável técnica pela alimentação, a nutricionista Bárbara Cypriano, 34, explicou como é feito o planejamento para as refeições. “Trabalhamos com seleção cuidadosa dos ingredientes e fornecedores, priorizando a agricultura familiar.
Usamos temperos naturais, sem aditivos químicos, e evitamos ultraprocessados. O suco é sem açúcar e sem conservantes, e a sobremesa é sempre fruta ou doce natural de banana. Nosso objetivo é oferecer comida simples, caseira, mas saudável.”

O Restaurante Popular funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados, com atendimento das 11h às 14h e das 18h às 20h.
Assista….

Jornalista e corretora ortográfica. Atua na revisão, padronização e produção de conteúdo jornalístico, com experiência em rede de notícias e assessoria de imprensa, assegurando clareza, precisão e credibilidade da informação.


