PMV realiza ações em parques para sensibilizar sobre a andada do caranguejo-uçá

PMV realiza ações em parques para sensibilizar sobre a andada do caranguejo-uçá
Fiscalização percorre manguezal da capital para vistoriar período da andada

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) vem realizando ações de sensibilização da população, comerciantes, moradores e turistas da capital sobre os períodos de andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatuse) e da importância de sua preservação. Nesta quinta (08) e sexta-feira (09), as ações continuam em parques da cidade.

Nestes dois dias, educadores ambientais realizarão abordagens educativas junto aos frequentadores dos parques Pedra da Cebola, Mata da Praia, Moscoso, Mata Paludosa e Baía Noroeste. A ação visa sensibilizar também as comunidades do entorno, comércios e equipamentos públicos sobre a importância de se respeitar os períodos da andada.

“Queremos alertar sobre a importância da preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna e, assim, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Limpeza do manguezal

Ainda como parte das ações para este segundo período, uma grande ação de limpeza no manguezal de São Pedro foi realizada na última segunda-feira (05). A iniciativa, por mar e terra, contou com apoio de catadores de caranguejo, pescadores, servidores da Semmam, coletores de resíduos da Central de Serviço e apoio da Synergia. Mais de 150 pessoas participaram da ação, que teve retirados do manguezal cerca de 2 toneladas de resíduos.

Teatro e cine mangueando

No final de janeiro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubishek de Oliveira, em Maria Ortiz, como parte das ações do projeto Vitória Com Você, também foi promovida uma exposição sobre o manguezal para que os participantes pudessem conhecer mais sobre esse ecossistema.

Na oportunidade, os participantes também contaram com teatro de bonecos do Tio Diu, em parceria com a Synergia, e ainda o Cine Mangueando com a exibição de um passeio pelo manguezal com Passarim, em parceria com a VPorts.

Casa Porto

Outra ação importante que alerta sobre o manguezal e o período da andada, é a exposição itinerante “Manguezal: Múltiplos Olhares”, que pode ser vista na Casa Porto das Artes Plásticas, localizada no Centro Histórico de Vitória. A entrada é gratuita e possui classificação indicativa livre. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h, e, aos sábados, das 10h às 14 horas, até o dia 28 de março.

Abordagens

No primeiro período da andada, ocorrido em janeiro passado, mais de 2 mil pessoas foram alcançadas com as abordagens educativas realizadas na Arena de Verão na praia de Camburi e pela Campanha Praia Limpa, durante o mês passado. As feiras livres da capital também foram alvo das ações, bem como campanha virtual realizada por meio das redes sociais oficiais da prefeitura.

Andada

A andada é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Neste ano, o período teve início em janeiro (de 12 a 17), acontece agora em fevereiro (de 10 a 15) e tem ainda outros dois ciclos: em março (de 11 a 16) e abril (de 9 a 14).

As datas estão alinhadas com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, e foi aprovada pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.

Assim, nestes períodos, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).

Período das andadas:
1º Período: de 12 a 17 de janeiro de 2024 (Lua Nova)
2º Período: de 10 a 15 de fevereiro de 2024 (Lua Nova)
3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova)
4ª Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (Lua Nova)